Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Avaliação Português 1° bim. 5° ano


O Menino e o Livro


          O que eu vou contar a vocês agora não é uma história inventada. É uma coisa que aconteceu de verdade. E foi comigo mesmo, aqui em São Paulo alguns anos atrás. Leiam e digam se não foi uma coisa bonita.
         Estava eu lá na Rua Barão de Itapetininga, no centro da cidade, mexendo nas estantes da livraria brasiliense. (Eu não consigo passar por uma livraria sem entrar para fuçar no meio dos livros. Desde que eu tinha quatro anos de idade, livro para mim é a coisa mais gostosa do mundo. A gente nunca sabe as surpresas que vai encontrar entre duas capas. Pode ser de boniteza ou de tristeza, ou de poesia, ou de risada ou de susto, sei lá. Um livro é sempre uma aventura, vale a pena tentar! )
         Pois bem, estava eu ali, muito entretida, examinando os livros, quando de repente senti que alguém puxava pela manga. Olhei para baixo e vi um menino – um garotinho de uns oito ou nove anos, magrelo sujinho, de roupa esfarrapada e pé no chão.
         Uma dessas crianças que andam largadas pelas ruas da cidade, pedindo esmola. Ou melhor dos casos, vendendo agulhas ou coisas desse tipo. Eu já ia abrindo a bolsa para pegar uns trocados, quando o menino disse:
         -Escuta, dona. ( Naquele tempo , ninguém chamava a gente de tia; tia era só a irmã do pai ou da mãe ).
         - O que é? – falei. – O que você quer?
         -Eu... dona, me compra um livro? –disse ele baixinho, meio com medo. Dizer que fiquei surpresa é pouco. O jeito do menino era de quem precisava de comida, roupa, isso sim, Duvidei do que ouvira:
         - Você, não prefere algum dinheiro? – perguntei.
         - Não dona- disse o garoto, olhando- me bem nos olhos. – Eu quero um livro, me compra um livro?
         -Meu coração começou a bater mais forte.
         - Escolha o livro que você quer- falei.
         As pessoas na livraria começaram a observar a cena, incrédulas e curiosas. O menino já estava junto à prateleira, procurando e examinando, ora um livro, ora outro todo excitado. Um vendedor se aproximou meio desconfiado, com cara de querer intervir.
         -Deixe o menino escolher um livro- falei. – Eu pago.
         As pessoas em volta me olhavam admiradas. Onde já se viu alguém comprar um livro para um molequinho maltrapilho daqueles?
Pois vou lhes contar: foi exatamente o que se viu naquela tarde, naquela livraria. O menino acabou se decidindo naquela tarde, naquela livraria. O menino acabou se decidindo por um livro de aventuras, não me lembro qual. Mas lembro bem da minha emoção , quando entreguei o volume e vi seus olhinhos brilhando ao me dizer um rápido “ obrigado,dona” , antes de sair em disparada, abraçando o livro apertado ao peito .
Quanto aos meus próprios olhos, estes se embaraçaram estranhamente, quando pensei cá comigo:
Tanta criança rica não sabe o que perde, não lendo – e este menino pobre ( que certamente não era um pobre menino ) sabe o valor que tem essa maravilha que se chama livro  !
Isto aconteceu há vários anos. Bem que eu gostaria de saber o que foi feito daquele menino...
( BELINKY, tatiana. In : Folhinha. São Paulo: Folha de São Paulo , s/d. )
            O texto e você...
1. Faça o que pede:
a) A história se deu:
(   ) Numa padaria .
(   ) Numa biblioteca.
 (   ) Numa farmácia .
(   ) Numa livraria .

b) Identifique o assunto do texto .
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 c)Explique como o texto de Pedro Bandeira  “ A farmácia e a Livraria” se relaciona  com o texto : O Menino e o livro”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Farmácia e a Livraria

 Lá na rua em que eu pensava,
Tinha uma livraria
Bem do lado da farmácia
Comprar frascos de saúde.
E depois ia do lado,
Para comprar a liberdade.
 ( bandeira , Pedro . In : Mais respeito , eu sou criança .
São Paulo: Moderna , 1995)
2. Copie do texto duas frases que provam se o menino “ gostava ou não de ler!”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3. Por que a autora achou estranho o fato do menino pedir para ela comprar um livro? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
        
4. Explique a expressão que a autora se referiu ao livro : “ Pode ser coisa de boniteza, de tristeza, ou de susto , sei lá...”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5.  Explique o que você entendeu por :

a) “... fuçar no meio dos livros”. ( 2º parágrafo )
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) “ Meu coração começou a bater mais forte”. ( 10 º parágrafo ) 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(c ) “ Quanto aos meus olhos , estes se embaraçaram estranhamente “. ( 16º parágrafo ) ;
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) “... que certamente não era um pobre menino”. ( 17º parágrafo )
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.      Dê sua opinião tendo por base o texto :

a)      Por que a autora , no 1º parágrafo, enfatiza que a história não é  inventada?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que será que a autora no 18º parágrafo, diz que gostaria de ter notícias do menino?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 c) Qual a razão da autora no 5º parágrafo, fazer a observação: “ Naquele tempo ninguém chamava a gente de tia ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Das características abaixo, qual (quais) a (s) que descreve (m) o menino fisicamente (exteriormente e qual (quais) a ( s ) que descreve( m ) o menino psicologicamente ( interiormente ) ? Justifique .
                   Fisicamente                                                           psicologicamente

_______________________________                          ______________________________________
______________________________                            ______________________________________
______________________________                            ______________________________________
______________________________                            _______________________________________
·         Não esqueça de dizer por que. 


3. Vivenciando o texto :

a)      Você concorda com a opinião da autora sobre o livro ,  quando diz que “ Um livro é sempre uma aventura, vale a pena tentar” . Por quê?  Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________b)  Você  acha importante sermos bons leitores? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________c) Você se considera um bom leitor ? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________d)  Qual o livro que você mais gostou ou gosta de ler ? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4. Se você fosse responsável por uma biblioteca, que frase colocaria no Cantinho da Leitura? Escreva a frase abaixo:








  5. Copie do texto 2 adjetivos que foram dados ao menino do texto no 3º parágrafo  :

_____________________________                   _____________________________________

  6. Identifique 3 palavras do texto “ O menino e o livro” que foram escritas com letra maiúscula , por razões diferentes, e justifique, o motivo de terem sido escritas com letra maiúsculas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Coloque os acentos: agudo (´) e circunflexo (^), nas palavras a seguir:


Cocegas-             transito-                  cipo-                       abobora                             guarana                 


Estomago           ginastica                 armazem                    ingles                                onibus                  
      

3.0    Retire do texto palavras que sejam:

Monossílabas
Dissílabas
Trissílabas
Polissílabas












  






Produção Textual.
Escreva uma narrativa continuando a história, criando um futuro ao menino do texto “O Menino e o Livro”. Pense num Título, e um   final bem interessante e criativo para a história. Dê  um nome ao menino.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. SOU PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LI ESSE TEXTO, ACHEI INTERESSANTE A HISTÓRIA E GOSTARIA QUE SE FOSSE POSSÍVEL, VOCÊ ENVIAR PARA MIM AS ATIVIDADES RESPONDIDAS SOBRE A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO. OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO TEXTO, ONDE POSSO ENCONTRAR AS RESPOSTAS DA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO.

    ResponderExcluir
  3. Estranho professor ficar pedindo resposta da interpretação do texto. Se nem o próprio professor dá conta de interpretar um texto, como cobrar do seu aluno? Eu hem!

    ResponderExcluir